Onuvinci 2013 - Inscrições

 

A partir de segunda-feira (25) começam as inscrições para a VI Simulação das Nações Unidas do Centro Educacional Leonardo da Vinci – ONUVINCI. O evento anual é  destinado aos estudantes do 8º ano e da 8ª série do Ensino Fundamental e aos estudantes do Ensino Médio. Tem por objetivos contribuir para o desenvolvimento de habilidades de liderança, estimular o debate acadêmico e colaborar para a formação de um cidadão consciente do seu papel na sociedade atual.
 
A ONUVINCI consiste de dois momentos de preparação (workshops) e de um momento de culminância do projeto. Os workshops têm como objetivo preparar os estudantes quanto às regras, às técnicas de moderação de debates, aos guias de estudos e às dinâmicas que serão trabalhadas.
Dessa forma, os estudantes interessados em participar dessa simulação deverão se inscrever, via internet, na área restrita do site (www.leonardoonline.com.br), no período abaixo especificado:
 
Início das inscrições: 25/2/13 (segunda-feira), a partir das 21h. 
Término das inscrições: 27/2/13 (quarta-feira), 20h.
Valor da inscrição: R$ 85,00 (oitenta e cinco reais),  a serem pagos na tesouraria da escola, até o dia 4 de março (segunda feira), 18h. 
OBS.: Serão consideradas efetivadas as inscrições cujos boletos forem pagos até o dia 4 de março (segunda-feira), na tesouraria da escola.
 
ESCLARECIMENTO: Caso o aluno não consiga vaga no comitê de seu interesse, deverá consultar o site novamente, no dia e horário abaixo especificados, para verificar a existência de vagas remanescentes.  
 
1ª LISTA DE VAGAS REMANESCENTES:
Início das inscrições: 5/3/13 (terça-feira), a partir das 21h.
Término das inscrições: 7/3/13 (quinta-feira), às 18h.
Prazo para pagamento: até o dia 8/3/13 (sexta-feira), às 18h.
 
Após a confirmação da vaga, o aluno deverá inscrever-se e proceder à impressão do boleto para posterior pagamento, impreterivelmente, até o dia 8/3/13 (sexta-feira), na tesouraria da escola, até as 18h.
 
ESCLARECIMENTO: caso não consiga vaga após consulta à 1ª lista de vagas remanescentes, o aluno deverá consultar novamente o site, conforme orientações abaixo.
 
2ª LISTA DE VAGAS REMANESCENTES:
Início das inscrições: 9/3/13 (sábado), a partir das 21h.
Término das inscrições: 12/3/13 (terça-feira), às 18h.
Prazo para pagamento: até o dia 14/3/13 (quinta-feira), às 18h.
 
Após a confirmação da vaga, o aluno deverá inscrever-se e proceder à impressão do boleto para posterior pagamento, impreterivelmente, até o dia 14/3/13 (quinta-feira), na tesouraria da escola, até as 18h.
 
 
DATAS DOS WORKSHOPS:
 
1º Workshop:
Data: 6/4/2013 (Sábado)
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Unidade Sul
 
2º Workshop
Data: 13/4/2013 (Sábado)
Horário: das 14h30 às 18h30
Local: Unidade Norte
 
Período de realização do evento: 25 a 27/4 (quinta-feira a sábado)
Local: Unidade Taguatinga
 
Essa simulação conta com a participação das equipes de Geografia, História, Redação, Inglês, Sociologia e Filosofia. São disponibilizadas 415 vagas, para as três unidades de ensino. Os alunos poderão escolher, no ato da inscrição, entre  sete comitês e uma agência de comunicação, a saber:
 
 
1 – UNSC – United Nations Security Council. (Ensino Médio – 45 vagas)
(Comitês em inglês)
Tema – Drug trafficking in America
2 – AC – Agência de Comunicação. (Ensino Médio – 20 vagas)
3 – CSNU – Conselho de Segurança das Nações Unidas. (Ensino Fundamental) – 7ª e 8ª séries.
(Turma I – 45 vagas)
(Turma II – 45 vagas)
Tema – A criação do Estado de Israel.
4 – CCTD – Comitê de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento. (Ensino Médio – 45 vagas)
Tema – Guerras biológicas.
5 – STF – Supremo Tribunal Federal. (Ensino Médio – 45 vagas)
Tema – Descriminação das drogas.
6 – PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. (Ensino Médio – 45 vagas).
Tema – Energias renováveis e desenvolvimento.
7 – Otan X Pacto de Varsóvia. (Ensino Fundamental) – 7ª e 8ª séries.
(Turma I – 45 vagas)
(Turma II – 45 vagas)
Tema – Crise dos mísseis em Cuba.
 
8 – ECOFIN – Comitê econômico e Financeiro. (Ensino Médio – 45 vagas)
 
Tema – A crise econômica atual e suas consequências globais.
 
DETALHAMENTO DOS COMITÊS – ONUVINCI 2013
 
Ensino Médio
 
United Nations Security Council – also known as the UNSC is the major room at the United Nations, an important committee to discuss the world security and its future. Composed by fifteen members – and five of them permanent (a.k.a. P-5) with veto power – The only mandatory committee, and also the one and only able to promote military actions in pursue of world peace. This time will be discussing: the Drug-trafficking in America, the FARC’s condition and how are Nations conducting its discussion.
 
Comitê de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento – CCTD: criado “por pressão” devido ao fato de as novas tecnologias estarem surgindo cada dia mais, no entanto sua utilização não tem sido da melhor forma possível. O Comitê busca ajudar no repasse da tecnologia, para que todos os países consigam ajudar o meio ambiente. Quanto ao tema “Guerras Biológicas”, a discussão ocorrerá em torno da criação e do desenvolvimento de novas armas; quais as implicações da utilização destas em guerras e quais os meios a serem utilizados  no  combate ao bioterrorismo.
 
Agência de Comunicação – agência responsável pela circulação de informações ao longo da simulação. Carinhosamente apelidada de “AC”, é composta por uma equipe de estudantes jornalistas que podem atuar no jornal escrito ou na área audiovisual, sendo responsáveis por assistir e transmitir, por meio de matérias, o que acontece nas sessões, bem como realizar entrevistas com os delegados e com os demais participantes. 
 
Supremo Tribunal Federal – mais conhecido como STF: trata-se da mais alta corte do país. Tem como composição onze ministros de reputações ilibadas e notório saber jurídico, cuja competência primordial é a de guardar (juridicamente falando) a Constituição Federal. Essa corte detém a última palavra em questões interpretativas do texto constitucional e, neste “episódio”, discutirá uma das mais polêmicas questões que esteve em pauta no Supremo nos últimos anos: o recurso extraordinário referente à Lei Seca. 
 
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA – tem entre suas principais discussões a questão do desenvolvimento sustentável. Tratará a questão das energias renováveis, suas aplicações e suas consequências. 
 
G20 – Órgão que reúne o grupo dos 20 países mais ricos do mundo, com reuniões encaminhadas à discussão sobre assuntos de cunho econômico. Tratará da atual crise financeira global e de seus desafios.
 
Ensino Fundamental
 
Conselho de Segurança das Nações Unidas – CSNU: comitê de caráter mandatório; o único da ONU com competência para aplicar uma intervenção militar. Nesse debate, o Órgão tratará da criação do Estado de Israel.
 
OTAN versus Pacto de Varsóvia – comitê duplo e histórico: de um lado, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, representando o Ocidente; do outro, o Pacto de Varsóvia, em representação às nações orientais. Uma reunião que tratará dos conflitos que mudaram o mundo do século XX e que levaram toda a humanidade à beira do colapso e aos limites da glória.  Desde os conflitos políticos do Ocidente até o surgimento das potências mundiais do Oriente. Esse conjunto de encontros se dará simultaneamente, tendo como foco a guerra dos mísseis de Cuba, que ameaçou alterar a dinâmica mundial.

0 Comentários

Por uma questão de sergurança informe o código abaixo:

enviar

dicas de moda