Aviso de Cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Eles nos ajudam a entender como você usa o site e a personalizar o conteúdo para torná-lo mais relevante para você.
Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies. Se preferir, você pode alterar as configurações do seu navegador para desativá-los. Para saber mais acesse nossa política de cookies, clicando aqui.
ESTOU DE ACORDO   

No Leonardo da Vinci, os alunos do 9º ano são preparados para finalizar com sucesso a etapa do Ensino Fundamental e iniciar o Ensino Médio com segurança e maturidade. Durante o 9º ano, os alunos participam de atividades e vivências que lhes possibilitam compreender a cidadania como exercício de direitos e deveres, manifestarem-se de maneira crítica e responsável nas situações diárias, respeitando o outro e usando como principal ferramenta o diálogo. Com carga horária maior que os demais anos do Ensino Fundamental Anos Finais, iniciam a preparação para o PAS, vestibulares e ENEM com a ajuda e orientação de professores do Ensino Médio. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Leonardo da Vinci ingressam no Ensino Médio preparados para enfrentar e vencer esses desafios.


HORÁRIO DE AULA


Matutino:
Das 7h40 às 13h10



COMPONENTES CURRICULARES

Confira os componentes curriculares do 9º ano

   Língua Portuguesa
   Matemática
   História
   Geografia
   Ciências
   Inglês
   Educação Física
   Arte (Artes Visuais/Música/Teatro)
   Filosofia
   Espanhol (opcional, no contraturno)

NOSSOS PROJETOS

Aprendendo a aprender. Muito além das aulas convencionais.

PROJETO PROSSEGUIR

Nas fases de mudança, do 5º para o 6º ano, do 8º para o 9º ano e do 9º ano para o Ensino Médio, a equipe pedagógica conduz atividades especiais, com o objetivo de promover as transições de forma gradativa, reduzir a ansiedade dos alunos e prepará-los para os novos desafios.

PROJETO TODOS CONTRA O BULLYING

O trabalho de combate ao bullying ocorre de forma contínua no Leonardo da Vinci. A equipe de professores, funcionários, orientadores e coordenadores é instruída a promover um trabalho de prevenção e combate ao bullying por meio de atividades em que são desenvolvidas habilidades como a empatia, o autocontrole, a autoconfiança e a autoestima. A equipe também é orientada a identificar casos de bullying em sala de aula e nos espaços escolares. Dessa forma todos buscam oferecer um ambiente escolar saudável ao desenvolvimento dos alunos.

JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR

O Leonardo da Vinci busca envolver o aluno, a família e a escola em ações que despertem a consciência cidadã. Ao longo do ano, são desenvolvidas campanhas para promover valores éticos e morais e difundir atitudes positivas, tais como: campanhas de responsabilidade social, campanha de educação sustentável, campanha de combate à corrupção, campanha de valorização da vida.

OLIVINCI

A Olivinci é um torneio esportivo interno e tem por objetivo possibilitar aos alunos a oportunidade de vivenciar situações de colaboração e de aceitação das diferenças individuais. Com base nos jogos cooperativos, os alunos consideram os colegas como parceiros e não como adversários.

OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

As Olimpíadas do Conhecimento visam estimular a curiosidade científica dos estudantes e revelar talentos. A equipe de professores do Leonardo da Vinci apoia a preparação e a participação dos alunos em todas as etapas desses desafios.

ONUVINCI

Projeto pedagógico direcionado aos alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Por meio de simulações de comitês da ONU, são desenvolvidas habilidades de liderança, oratória e negociação, a fim de ampliar os conhecimentos sobre política nacional e internacional. O projeto proporciona interação com alunos da UnB e conhecimento de futuras áreas de atuação profissional.

INVESTIGADORES VINCI

Projeto interdisciplinar que tem por finalidade incentivar a pesquisa como instrumento de construção do conhecimento. Por meio de trabalhos individuais e em grupos, os alunos relacionam teoria e prática e desenvolvem o pensamento investigativo, crítico e criativo, aprendendo, ainda, a trabalhar em equipe. Em eventos como a “Feira Cultural” e a “Mostra de Descobertas”, os alunos do Ensino Fundamental I e II apresentam as produções artísticas, culturais e literárias resultantes das suas investigações.

PROJETO ECOTRILHAS DO BRASIL

Responsável pelas atividades de turismo de aventura e ecoturismo. Procura desenvolver a capacidade de superação dos alunos, trabalha a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. O Leonardo da Vinci realiza a maior atividade de turismo de aventura das escolas do DF com a conquista do Pico da Bandeira – MG.

SIMULADOS

Seguindo o modelo do PAS/UnB, os alunos realizam simulados a fim de se habituarem às provas que farão no Ensino Médio. Recebem um boletim virtual de desempenho individual com as indicações dos erros e dos acertos e as classificações por unidade de ensino e geral.

LABORATÓRIOS DE FÍSICA E QUÍMICA

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental têm aulas nos laboratórios de Química e de Física, por meio de práticas que auxiliam efetivamente na aprendizagem dos conhecimentos teóricos. São ministradas, no horário regular de aulas, com a utilização de equipamentos modernos e seguros.

OFICINAS DE LINGUAGEM

Trabalham todas as práticas de linguagem para potencializar as competências de leitura e escrita. Envolve atividades de leitura, escrita, oralidade, produção de texto e interpretação, e contempla, ainda, linguagem midiática relacionada à cultura digital, uma das competências essenciais da Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

AULAS DIRECIONADAS

São oferecidas em turno contrário ao das aulas regulares, em diversos componentes, e possibilitam ao aluno aprofundar conhecimentos e tirar dúvidas.

PROGRAMA DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS - PARA SER +

O Projeto será ampliado e passará a fazer parte da matriz curricular, cujo intuito é preparar os estudantes para os desafios da vida.