POSTADO DIA: 07/12/2015

EM: Leonardo na Mídia

Professor de Matemática Genildo Marinho concede entrevista ao Correio Braziliense

Publicação: 26/11/2013

O professor de Matemática da 3a série do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci Genildo Marinho concedeu entrevista ao Correio Braziliense. Na materia "Cespe divulga local de provas do PAS", veiculada nesta terça-feira (26/11), o professor afirma que a reta final para o exame é um momento de ajustes em conteúdos em que ainda há insegurança.

Confira, abaixo, a íntegra da materia.

Cespe divulga local de provas do PAS

Informações sobre onde os candidatos vão se submeter à terceira etapa já estão disponíveis. Professores recomendam revisão,concentração e tranquilidade na disputa por vagas da UnB

Na etapa final do Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB), os estudantes já podem consultar onde vão fazer a prova que vai determinar a distribuição de vagas no próximo semestre da instituição. Os alunos que vão prestar a terceira etapa do Subprograma 2011-2013 devem verificar o local de avaliação no site www.cespe.unb.br/pas. O serviço está disponível desde o fim da tarde de ontem. Até o fechamento desta edição, não era possível verificar a concorrência para cada curso, que pode ser divulgada a qualquer momento.

Os estudantes que vão prestar a primeira e a segunda etapas poderão saber local e horário de provas a partir de sexta-feira. O Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) é o responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas. Faltam oito dias para a terceira etapa, e 14 dias para as outras duas. Nas semanas que antecedem a prova, professores de ensino médio recomendam tranquilidade. "Os alunos estão bem cansados. O importante é manter um ritmo mínimo para fazer revisão de alguns pontos que tradicionalmente caem na prova", diz o coordenador da área de matemática do Marista, Bruno Braga.

Lógica
O professor defende que um pouco de apreensão é até necessário para o aluno não relaxar demais e acabar se prejudicando, sem deixar passar do limite. Em relação à disciplina que leciona, ele afirma que o importante é retomar os conceitos. "A UnB tem muitas questões teóricas. O aluno também tem que fazer argumentação lógica e concisa. Tem que ter conhecimento não só do cálculo, mas também do fundamento e da aplicação", explicita.

Professor da mesma disciplina do Leonardo da Vinci, Genildo Marinho gosta de lembrar aos alunos que eles serão testados a vida inteira. "Na escola, para tirar carteira de motorista, em concursos sempre há teste de conhecimentos. É bom tentar encarar como algo natural e não dar a isso um peso maior do que já tem. Processos seletivos para universidades já provocam pressão suficiente", argumenta. Genildo acredita que a reta final é momento de ajustes em conteúdos em que ainda há insegurança.

O conselho do professor de português, redação e do centro de linguagens do Marista Anderson Matias é atenção ao edital e às provas passadas. "Fazendo isso, é possível notar que alguns aspectos de conteúdos são muito recorrentes. Assim dá para afinar o olhar. Embora não seja garantia de nada, é um indicativo do que a banca do Cespe cobra e o caminho que segue", analisa o professor. Checar as obras indicadas também ajuda. Não só as literárias, mas também músicas e filmes, tentando encontrar conexões com os conteúdos aprendidos. A UnB oferece 2.097 vagas para 98 cursos, nos quatro câmpus: Asa Norte, Ceilândia, Gama e Planaltina. Estão reservadas aos alunos de escolas públicas, negros, pardos e indígenas 553 vagas e outras 1.544 para o universal. Pela primeira vez, será oferecido bacharelado de ciências da computação noturno.

 

Fonte: Correio Braziliense

Deixe seu comentário
Mais Publicações
 
 
  • UNIDADE SUL
    Conheça a unidade
    (61) 3226-6703
    Avenida W/4 SEP/SUL Quadra 703 Conjunto B Asa Sul
  • UNIDADE NORTE
    Conheça a unidade
    (61) 3340-1616
    SGAN 914 Conjunto I - Asa Norte
  • UNIDADE TAGUATINGA
    Conheça a unidade
    (61) 3351-0606
    QS 03 Rua 420 Lote 02 Pistão Sul - Taguatinga
Centro Educacional Leonardo da Vinci 2019 - Todos os direitos reservados