POSTADO DIA: 13/12/2017

EM: Leonardo na Mídia

QUAL A ESCOLA IDEAL PARA SEU FILHO?

 

Fim do ano, hora de pensar na matrícula escolar para 2018. Muitos pais ficam em dúvida sobre quais critérios devem levar em consideração durante a pesquisa de instituições. As incertezas têm sentido. O Distrito Federal conta com mais de 500 estabelecimentos particulares de ensino. Sendo que, desses, 80% são pequenas empresas.

O leque é amplo e os diferenciais oferecidos são muitos, como valores, quantidade de aprovações em vestibulares, infraestrutura e até o nível de acolhimento proposto por cada colégio. Por isso, o site Metrópoles reuniu uma série de dicas de especialistas do segmento e de profissionais de sucesso para ajudar os pais nesta difícil tarefa.

 

1. Proposta pedagógica

Segundo o Álvaro Rodrigues, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do Distrito Federal (Sinepe/DF), a proposta pedagógica é toda a fundamentação teórica da escola, que estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. “É necessário verificar se ela possui uma gestão comprometida com as boas práticas pedagógicas e administrativas. Recomendamos pesquisas junto à comunidade local, nas instituições de defesa do consumidor e checar se o estabelecimento é associado a alguma instituição que zela pela qualidade do setor”.

2. Valores

Na avaliação da educadora Alessandra Campos, que é diretora de uma das unidades do Centro Educacional Leonardo da Vinci, é essencial que os pais verifiquem qual é a missão que a instituição se propõe e se está de acordo com os valores da família. “A escola e a família devem caminhar juntas. Com isso, é possível ter uma parceria que proporcione uma educação sólida e consistente”, destaca.

3. Qualificação dos professores

A diretora lembra que, segundo pesquisas recentes, a qualidade do professor é o fator que mais impacta na educação dos jovens. “É bom checar se é a escola possui um corpo docente capacitado, se ela investe na educação continuada e se tem um processo seletivo que atraia os melhores profissionais”, diz.

4. Reputação

O boca-a-boca ainda é a melhor propaganda. Ouvir outros pais e amigos que já estudaram ou tiveram filhos matriculados no colégio que está sendo alvo da pesquisa é essencial, segundo os especialistas.

5. Estrutura

Segundo o presidente do Sinepe/DF, a estrutura deve ser receptiva e oferecer espaços apropriados para o melhor aproveitamento do aluno. “Ela deve ser acolhedora e refletir um entusiasmo pelo aprendizado. E deve ser limpa e bem conservada”.


Os critérios analisados pelos pais brasilienses

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do Distrito Federal (Sinepe) em parceria com o Sebrae, o primeiro critério observado pelos pais da capital na escolha de uma escola é a localização. O item foi apontado como fator determinante por 58,1% dos mais de 3 mil entrevistados.

Em seguida, aparecem a proposta pedagógica, com 43,4%, e a infraestrutura, com 39,5%. A reputação, qualidade da equipe, sensação de segurança e indicações também foram citadas pelos pais.

O valor da mensalidade ocupa a oitava posição no ranking (17,8%). Já a aprovação no vestibular apareceu no último lugar, sendo determinante para apenas 0,7% dos entrevistados.

Fonte: Metrópoles

 

E você? Já sabe qual a escola ideal para seu filho?

Confira a matéria completa no link abaixo:

https://www.metropoles.com/postpatrocinado/qual-a-escola-ideal-para-seu-filho-especialistas-dao-dicas

Deixe seu comentário
Mais Publicações
 
 
  • UNIDADE SUL
    Conheça a unidade
    (61) 3226-6703
    Avenida W/4 SEP/SUL Quadra 703 Conjunto B Asa Sul
  • UNIDADE NORTE
    Conheça a unidade
    (61) 3340-1616
    SGAN 914 Conjunto I - Asa Norte
  • UNIDADE TAGUATINGA
    Conheça a unidade
    (61) 3351-0606
    QS 03 Rua 420 Lote 02 Pistão Sul - Taguatinga
Centro Educacional Leonardo da Vinci 2019 - Todos os direitos reservados