POSTADO DIA: 15/02/2017

EM: Leonardo na Mídia

ALUNOS DO DF CRIAM SOLUÇÃO QUE FACILITA O ENSINO DE ROBÓTICA NA ESCOLA

Um grupo de adolescentes apaixonados por programação desenvolveu uma ferramenta que pode revolucionar a forma como as crianças brasileiras — e de outros países — assimilam o conteúdo educacional ministrado dentro de sala de aula. O material promete facilitar o aprendizado de várias disciplinas, desde a física até a própria língua portuguesa, utilizando a robótica como instrumento lúdico.

De acordo com Mateus Berardo, de 18 anos, diretor técnico da Br.ino, uma startup brasiliense, o “ornitobrino” é um kit pedagógico que contém um hardware (componente físico de um computador) com linguagem de programação pensada para atingir o público infantil e iniciantes do mundo da robótica.

Segundo ele, o Br.ino funciona como uma espécie de tradutor de códigos utilizados para programar a Arduino, uma placa de hardware livre utilizada para o desenvolvimento de protótipos e controle de sistemas interativos domésticos e comerciais. Em paralelo, um software disponibilizado para download no site da empresa possibilita elaborar algoritmos no idioma nativo do estudante, de forma intuitiva e simples. Dessa maneira, a ferramenta substitui os termos de uma linguagem de programação por palavras-chave similares, escritas no idioma que o usuário preferir.

A ideia levou à criação da ferramenta, que torna a robótica mais acessível. Segundo Berardo, com o “ornitobrino” é possível criar desde carrinhos de controle remoto até sistemas que controlam motores e luzes (veja o que possível criar com esse tipo de aplicação).

“O kit que disponibilizamos vai possibilitar que a criança tenha liberdade criativa pra usar diversos componentes e criar, basicamente, qualquer projeto”, destaca.

O grupo de desenvolvedores se conheceu durante o Ensino Médio, no colégio Leonardo da Vinci. Além de Mateus, integram a startup: Giulia Fricke, de 16 anos (CEO); Rafael Mascarenhas, de 17 anos (diretor de marketing); e os gêmeos Víctor e Gabriel Pacheco, de 18 anos (diretor financeiro e de planejamento estratégico, respectivamente).

 

Fonte: Metrópoles

 

Confira a matéria completa no link abaixo:

https://www.metropoles.com/distrito-federal/educacao-df/alunos-do-df-criam-solucao-que-facilita-o-ensino-de-robotica-na-escola

Deixe seu comentário
Mais Publicações
 
 
  • UNIDADE SUL
    Conheça a unidade
    (61) 3226-6703
    Avenida W/4 SEP/SUL Quadra 703 Conjunto B Asa Sul
  • UNIDADE NORTE
    Conheça a unidade
    (61) 3340-1616
    SGAN 914 Conjunto I - Asa Norte
  • UNIDADE TAGUATINGA
    Conheça a unidade
    (61) 3351-0606
    QS 03 Rua 420 Lote 02 Pistão Sul - Taguatinga
Centro Educacional Leonardo da Vinci 2019 - Todos os direitos reservados